Como evitar câncer? É possível? Esclareça todas as suas dúvidas!

Multiclínica Informa - Imagem Destaque
Inclusão do prestador Cecor – Centro de Ecodopplercardiografia
12 de abril de 2018
Multiclínica Informa - Imagem Destaque
Exclusão do prestador Antônio Carlos Reichelt
23 de abril de 2018
como evitar cancer

Como evitar o câncer? O Dia Mundial da Luta Contra o Câncer, instituído na data 8 de abril, dissemina à população a importância da discussão sobre a segunda doença que mais mata no mundo. Pensando nisso, criamos um artigo com curiosidades sobre a doença e formas de prevenção.

Continue a leitura.

Como evitar o câncer, a segunda doença que mais mata no mundo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que, anualmente, mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem câncer. Enquanto isso, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam que, em 2018, cerca de 600 mil brasileiros serão diagnosticados com a doença.

O câncer se forma quando células crescem de forma desordenada e maligna, invadindo tecidos e órgãos. As células mencionadas também podem se espalhar para outras regiões do corpo, causando metástase.  

Devido à grande incidência da doença, como evitar o câncer é uma dúvida comum entre a população mundial. A resposta é simples, porém desafiadora: inúmeras pesquisas mostram que o câncer pode ser prevenido através de um estilo de vida saudável e da cautela em relação aos fatores de risco da doença.  

Prevenção é o melhor remédio no combate ao câncer

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer poderia ser fortemente evitado caso a população brasileira seguisse padrões de vida mais saudáveis. O aumento do sedentarismo e do consumo de comidas industrializadas, por exemplo, são fatores que contribuem com o problema.

Se você deseja evitar o câncer, a prática de exercícios e a alimentação saudável devem ser implementadas no cotidiano. Além disso, o consumo de certos alimentos pode auxiliar na prevenção da doença.

A Fundação do Câncer mostra que, entre as substâncias que ajudam na prevenção do câncer estão os carotenóides, como o beta-caroteno (encontrado na cenoura) e o licopeno (no tomate); os flavonoides (na uva, por exemplo); os isotiocianatos (brócolis, repolho, rabanete); compostos fenólicos (presentes no feijão) etc. Esses compostos, no entanto, não funcionam sozinhos, sendo importante, por isso, uma dieta equilibrada e variada.

Compreender os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer também é importante para prevenção da doença. O tabagismo, por exemplo, é responsável pelo desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, incluindo o câncer. O cigarro contém milhares de substâncias tóxicas e diversas delas são cancerígenas.

Hábitos como alimentação não saudável e ingestão de bebidas alcoólicas também são fortes aliados no desenvolvimento de doenças cancerígenas. Além disso, a radiação, infecções, exposição a elementos cancerígenos e sedentarismo podem contribuir para o surgimento do câncer.  

Exames periódicos auxiliam na detecção precoce do câncer

A detecção precoce, através dos exames periódicos, pode reduzir significativamente a mortalidade ocasionada pelo câncer. O câncer de pele, de mama e de próstata, por exemplo, possuem grandes chances de tratamento quando diagnosticados precocemente em exames de rotina.

Entre em contato com a Multiclínica e agende sua consulta periódica com os nossos especialistas.

Então, gostou do artigo? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

 


Compartilhe e deixe seu comentário abaixo!

Compartilhar
Twittar
+1
Compartilhar