Como ter uma vida saudável? Confira 4 dicas práticas!

como dormir bem
Como dormir bem? Entenda a importância de uma boa noite de sono
30 de Março de 2018
como evitar cancer
Como evitar câncer? É possível? Esclareça todas as suas dúvidas!
13 de Abril de 2018
como ter uma vida saudavel

O Dia Mundial da Saúde, comemorado na data 7 de abril, traz consigo reflexões importantes sobre como ter uma vida mais saudável. Neste artigo, você vai descobrir diversas dicas para obter uma melhor qualidade de vida e compreenderá qual a importância de buscar hábitos saudáveis.

Continue a leitura!

Como ter uma vida saudável em meio à rotina agitada?

Grande parte da população possui uma rotina agitada e tempo livre escasso. As tarefas diárias, no âmbito profissional ou familiar, fazem com que a rotina se torne estressante e ocupe quase todo o tempo livre da vida das pessoas. Assim, a manutenção de uma vida saudável parece ser uma conquista distante e praticamente inacessível.

Quando não temos tempo, deixamos os exercícios físicos de lado, consumimos mais comidas industrializadas e, geralmente, não dispomos de uma boa noite de sono. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que um dos grandes causadores da má qualidade de vida é a falta de organização.

Utilizar o final de semana para preparar os alimentos da semana, por exemplo, é uma boa alternativa para aquelas pessoas que desejam se alimentar melhor. Além disso, organizar a rotina diária e disponibilizar um período para a prática de exercícios também é importante. Tente, por exemplo, dormir antes de seu horário habitual e acordar uma hora mais cedo para se exercitar.

Com simples mudanças nas ações diárias conseguimos melhorar a nossa saúde e qualidade de vida. Continue a leitura e descubra a importância de uma vida mais saudável.

Ter uma vida saudável é essencial para a prevenção de doenças

Se você busca a prevenção de doenças, ter uma vida saudável é um dos passos fundamentais para essa conquista. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a alimentação e a nutrição inadequadas são classificadas como fatores de risco para o desenvolvimento do câncer.

As práticas mencionadas são responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil e por aproximadamente 35% das mortes pela doença. O Instituto também afirma que se a população adotasse uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, mantendo o peso corporal adequado, aproximadamente um em cada três casos dos tipos de câncer mais comuns poderiam ser evitados.

4 dicas simples para manter uma vida mais saudável

1) Se alimente melhor: a alimentação saudável é um dos principais pilares para uma vida mais saudável. Se você deseja comer melhor, comece implementando medidas simples, como, por exemplo, realizando a substituição de lanches industrializados por frutas, trocando produtos que utilizam farinha branca por aqueles de farinha integral e substituindo comidas fritas por assadas.

2) Pratique exercícios físicos: quer ter uma vida mais saudável? Então, pratique exercícios físicos! O programa “30 todo dia”, por exemplo, incentiva as pessoas a praticarem 30 minutos de atividade física diariamente. Segundo os criadores do programa, meia hora diária de exercício evita inúmeras doenças e combate todos os males associados ao sedentarismo.

3) Tenha uma boa noite de sono: uma boa noite de sono é essencial para obter melhor qualidade de vida. Como explicado no post “Como dormir bem”, uma boa noite de sono colabora com o emagrecimento, prevenção de danos do AVC e Alzheimer, controle de diabetes e hipertensão, redução de enxaquecas e até mesmo a diminuição das chances de desenvolvimento de câncer.

4) Beba água: a água é o combustível do corpo humano. Consumir a quantidade de água adequada diariamente auxilia no emagrecimento, previne danos do AVC e Alzheimer, controla a diabetes e hipertensão, reduz enxaquecas e diminui as chances de desenvolvimento de câncer.

Então, gostou do artigo? Se você deseja manter uma vida mais saudável, implemente as dicas mencionadas!

 


Compartilhe e deixe seu comentário abaixo!

9 Compart.
Compartilhar9
+1
Twittar
Compartilhar