Descubra todos os benefícios da caminhada e da corrida

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benefícios da caminhada

Caminhar é um processo tão natural que, muitas vezes, esquecemos de sua real importância para a nossa saúde. A corrida, por sua vez, acaba tendo mais destaque entre os praticantes de atividades físicas. Porém, ambas as modalidades são importantes para o pleno funcionamento de nosso organismo. No post de hoje, você vai compreender melhor todos os benefícios da caminhada e da corrida.

Continue a leitura e fique por dentro do assunto! 😉

Benefícios da caminhada: conheça os principais

Já é sabido que a caminhada garante diversos benefícios para a nossa saúde física e mental. Trata-se da atividade física responsável pela manutenção do sistema circulatório, já que ela aumenta o fluxo sanguíneo.

Agora, novos estudos, realizados pela Universidade Highlands do Novo México, nos Estados Unidos, mostraram que o impacto dos pés no chão produz ondas de pressão nas artérias, que alteram significativamente o suprimento de sangue para o cérebro, podendo ajudar a aumentá-lo. Consequentemente, a prática da atividade física durante 30 minutos por dia ainda teria um papel importante na prevenção de doenças mentais.

Confira, abaixo, uma relação dos principais benefícios da caminhada:

  • Reduz os riscos de desenvolvimento de colesterol, doenças cardíacas, hipertensão e diabetes;
  • Melhora a ansiedade e o estresse;
  • Auxilia nas dietas de emagrecimento;
  • Ajuda a tonificar e a fortalecer os músculos.

Caminhar ou correr? Qual a melhor opção?

Muitas pessoas consideram a caminhada e a corrida como modalidades extremamente similares. Porém, apesar de apresentarem benefícios semelhantes – controle da hipertensão, diabetes, colesterol, liberação de endorfinas (hormônios que relaxam o corpo e proporcionam sensação de bem-estar) -, os resultados obtidos com a prática dos dois exercícios são distintos.

A caminhada é a melhor opção para aquelas pessoas que desejam sair do sedentarismo ou querem ter maior aptidão física para posterior prática de exercícios que exigem maior esforço. Além disso, a caminhada protege mais o coração, já que exige menos esforço. A atividade também combate doenças como a osteoporose, ajuda a prevenir infartos e pode ser realizada por pessoas em diversas condições físicas, inclusive idosos e obesos.

Já a corrida é a atividade ideal para quem busca emagrecimento, já que a capacidade de perda energética é maior. A corrida também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e no desenvolvimento de músculos. Porém, fique atento: não é qualquer pessoa que está apta a praticar a atividade.

A corrida deve ser realizada por pessoas que possuem um melhor condicionamento físico e, preferencialmente, no começo deve ser orientada por um profissional da área de educação física. Caso contrário, os riscos de possíveis lesões podem ser ampliados.

Mas uma coisa é certa: quando orientadas por um profissional da saúde e realizadas de maneira adequada, tanto a corrida quanto a caminhada podem trazer diversos benefícios para o nosso corpo e para o bem-estar. Mexa-se! 🙂

E então, gostou de saber dos benefícios da caminhada e da corrida? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!

 


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