Relembre a importância de fazer uma consulta com oftalmologista periodicamente

sintomas de hipertensao arterial
Sintomas de hipertensão arterial: fique atento!
27 de Abril de 2018
plano de saude para funcionarios
Plano de saúde para funcionários: investimento valoriza seus colaboradores e seu negócio
14 de Maio de 2018
consulta com oftalmologista

A data 7 de maio é marcada pelo Dia do Oftalmologista, profissional responsável por estudar e tratar as doenças dos olhos. Neste artigo, relembraremos você sobre a importância de realizar a consulta com o oftalmologista periodicamente.

Continue a leitura!

Quando é necessário realizar uma consulta com oftalmologista?

A consulta com o oftalmologista é extremamente importante em diversas fases da vida, pois permite a detecção de doenças oculares, que podem limitar a vida de crianças, adultos e idosos.

Logo após o nascimento, a consulta com o oftalmologista já deve ser realizada. O recém-nascido deve ser submetido ao Teste do Reflexo Vermelho, também conhecido com Teste do Olhinho, que permite identificar possíveis alterações oculares, detectar catarata e glaucomas congênitos, além do retinoblastoma, doença que pode ocasionar a cegueira antes dos sete anos de idade.

Caso o Teste do Reflexo Vermelho não assinale nenhum problema ocular, é recomendado que a primeira consulta com o oftalmologista em crianças ocorra por volta dos cinco anos de idade, no início da vida escolar. Porém, se alguma dificuldade em enxergar seja percebida antes, os responsáveis pela criança devem levá-la ao oftalmologista imediatamente.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, nos casos em que não existe histórico de doença visual familiar, a consulta ao médico oftalmologista deve ocorrer aos 40 anos, período em que começam a surgir os primeiros sinais de presbiopia, conhecida popularmente como “vista cansada”.

A partir da idade mencionada, as consultas com oftalmologistas devem ser anuais pois, desta forma, doenças como a catarata e glaucoma podem ser diagnosticadas precocemente. Porém, se o paciente possui histórico familiar de doenças relacionadas à visão, um médico oftalmologista deve ser procurado o mais breve possível. Ele indicará a periodicidade apropriada para realização das consultas.

A importância de realizar a consulta com o oftalmologista regularmente

Através do exame oftalmológico, é possível detectar precocemente as principais doenças oculares. Uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2010, mostrou que 6,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência visual. Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as principais causas de cegueira no Brasil são: catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular.

Quanto antes a doença ocular é diagnosticada, maiores as chances do paciente conseguir a reversão do quadro. Por isso, independentemente da idade ou saúde física, é importante visitar o oftalmologista regularmente.

A Multiclínica possui diversas especialidades médicas e, entre elas, disponibiliza aos seus conveniados médicos oftalmologistas com experiência de atuação. Para que você possa ter acesso, basta escolher e se cadastrar em um de nossos planos de saúde.

Gostou de saber mais sobre a importância da consulta com oftalmologista? Deixe o seu comentário!

 


Compartilhe e deixe seu comentário abaixo!

4 Compart.
Compartilhar4
+1
Twittar
Compartilhar