Alerta verão: 5 cuidados ao praticar exercícios físicos no calor

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Há quem diga que o verão é a estação perfeita para perder os quilinhos indesejados, afinal, grande parte da população sente maior disposição em praticar exercícios físicos no calor ao invés de dias frios.

No entanto, a estação mais quente do ano exige cuidados específicos relacionados à prática de atividades físicas, de modo que potenciais danos à saúde sejam evitados. Pensando nisso, o artigo de hoje traz aos leitores 5 cuidados importantes ao praticar exercícios físicos no calor.

Siga a leitura para saber mais!

Porque as pessoas preferem praticar exercícios físicos no calor?

Sabemos que em temperaturas mais frias, é muito mais fácil para o organismo manter a temperatura corporal controlada durante a prática de atividades físicas. No entanto, mesmo assim, muitas pessoas possuem preferência por se exercitar em dias mais quentes.

Você sabe qual a razão disso?

Uma das principais explicações para essa questão se deve ao fato de que, em dias muito frios, é necessário um maior gasto energético para manter o corpo aquecido. Além disso, temperaturas geladas tornam os músculos e articulações mais rígidos, o que pode gerar redução da força e da mobilidade, além de contribuir para o aumento do risco de lesões.  

5 cuidados importantes ao praticar exercícios físicos no Verão

Se você faz parte do grupo de pessoas que preferem se exercitar no Verão, fique atento: determinados cuidados são importantes para a prática de atividades físicas no calor.

  1. Hidrate-se: o Governo Federal ressalta que a água é um componente fundamental de todas as células do organismo. É o líquido que ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes. Em dias mais quentes e que requerem um esforço físico maior, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, para repor o líquido perdido com o suor.
  2. Alongue-se: diferente do que muitas pessoas imaginam, às temperaturas elevadas não são suficientes para aquecer o corpo. É fundamental realizar alongamentos antes e depois da atividade física para prevenir lesões.
  3. Proteja-se do Sol: esportes praticados ao ar livre exigem cuidados com o Sol. Além de manter o corpo hidratado, abuse do uso de protetores solares com o FPS recomendado para o seu tom de pele. Lembre-se que os raios UVs (Ultravioleta) penetram profundamente na pele e podem causar danos irreversíveis, além de queimaduras, oferecem o risco muito grande de adquirir um câncer de pele.
  4. Utilize roupas específicas: ao praticar exercícios físicos no calor, é importante que façamos uso de roupas leves, produzidas com tecidos especiais, de modo que nosso corpo consiga transpirar e resfriar de maneira adequada.
  5. Atenção aos horários de treino: muitos treinadores e educadores físicos aconselham que, no Verão, a prática de atividades físicas deve ser realizada antes das 10h e após às 17h, horários em que as temperaturas encontram-se mais amenas, evitando o aquecimento excessivo de nosso organismo.

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