Alerta verão: 5 cuidados ao praticar exercícios físicos no calor

Inclusão do prestador CRISTIANO DA ROSA MOREIRA
11 de fevereiro de 2019
Inclusão do prestador ELTON ERHARDT
15 de fevereiro de 2019

Há quem diga que o verão é a estação perfeita para perder os quilinhos indesejados, afinal, grande parte da população sente maior disposição em praticar exercícios físicos no calor ao invés de dias frios.

No entanto, a estação mais quente do ano exige cuidados específicos relacionados à prática de atividades físicas, de modo que potenciais danos à saúde sejam evitados. Pensando nisso, o artigo de hoje traz aos leitores 5 cuidados importantes ao praticar exercícios físicos no calor.

Siga a leitura para saber mais!

Porque as pessoas preferem praticar exercícios físicos no calor?

Sabemos que em temperaturas mais frias, é muito mais fácil para o organismo manter a temperatura corporal controlada durante a prática de atividades físicas. No entanto, mesmo assim, muitas pessoas possuem preferência por se exercitar em dias mais quentes.

Você sabe qual a razão disso?

Uma das principais explicações para essa questão se deve ao fato de que, em dias muito frios, é necessário um maior gasto energético para manter o corpo aquecido. Além disso, temperaturas geladas tornam os músculos e articulações mais rígidos, o que pode gerar redução da força e da mobilidade, além de contribuir para o aumento do risco de lesões.  

5 cuidados importantes ao praticar exercícios físicos no Verão

Se você faz parte do grupo de pessoas que preferem se exercitar no Verão, fique atento: determinados cuidados são importantes para a prática de atividades físicas no calor.

  1. Hidrate-se: o Governo Federal ressalta que a água é um componente fundamental de todas as células do organismo. É o líquido que ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes. Em dias mais quentes e que requerem um esforço físico maior, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, para repor o líquido perdido com o suor.
  2. Alongue-se: diferente do que muitas pessoas imaginam, às temperaturas elevadas não são suficientes para aquecer o corpo. É fundamental realizar alongamentos antes e depois da atividade física para prevenir lesões.
  3. Proteja-se do Sol: esportes praticados ao ar livre exigem cuidados com o Sol. Além de manter o corpo hidratado, abuse do uso de protetores solares com o FPS recomendado para o seu tom de pele. Lembre-se que os raios UVs (Ultravioleta) penetram profundamente na pele e podem causar danos irreversíveis, além de queimaduras, oferecem o risco muito grande de adquirir um câncer de pele.
  4. Utilize roupas específicas: ao praticar exercícios físicos no calor, é importante que façamos uso de roupas leves, produzidas com tecidos especiais, de modo que nosso corpo consiga transpirar e resfriar de maneira adequada.
  5. Atenção aos horários de treino: muitos treinadores e educadores físicos aconselham que, no Verão, a prática de atividades físicas deve ser realizada antes das 10h e após às 17h, horários em que as temperaturas encontram-se mais amenas, evitando o aquecimento excessivo de nosso organismo.

Então, gostou das dicas? Comente!


Compartilhe e deixe seu comentário abaixo!

43 Compart.
Compartilhar43
Twittar
Compartilhar