De fato, a ciência tem comprovado o poder da nutrição em relação à prevenção de patologias. E, sem dúvidas, prevenir continua sendo a melhor maneira de evitar problemas de saúde.
Conhecer quais são os alimentos que previnem doenças é fundamental, porque seu consumo contribui para o bom funcionamento do organismo.
Uma alimentação nutritiva é importante, principalmente, para pessoas que tenham na família histórico de doenças. Adequar o cardápio, nesses casos, vai trazer qualidade de vida e reduzir as chances de aparecimento de problemas de saúde.
Com isso em mente, confira, abaixo, 4 alimentos que previnem doenças.
Anti-inflamatória, antioxidante, desintoxicante e fonte de energia. Essas são algumas características da beterraba. Seu consumo auxilia na oxigenação, no fluxo de sangue nos músculos e na contração.
Como é rica em nitratos e L-citrulina, ocorre o aumento de óxido nítrico circulante no corpo, que é o responsável por fazer com que as paredes dos vasos sanguíneos relaxem. Sem falar que estudos apontam que o consumo traz benefícios a circulação das veias e, ainda, previne as varizes.
Um único copo é capaz de reduzir a pressão arterial em poucas horas, conforme um estudo feito na Austrália.
O alecrim tem sido usado há séculos para melhorar a umidade, a microcirculação e para trazer alívio as dores musculares. Isso ocorre, pois ele possui uma substância chamada de ácido carnísico, elemento importante no combate aos radicais livres.
Além disso, o ácido rosmarínico serve ainda para reduzir inflamações e desintoxicar. Sendo assim, esse tempero pode ser usado para aumentar a circulação em torno dos músculos e dos órgãos.
Agora vamos falar um pouco do gengibre. Ele é um potente anti-inflamatório, mas sua função também se aplica na melhora de problemas como artrite reumatoide, demais problemas circulatórios e atua nas dores musculares.
Todas essas características aparecem devido à presença do gingerol, que tem alto poder anti-inflamatório. Sem falar que ele conta com uma enzima que age dissolvendo a fibrina, proteína que atua diretamente na coagulação do sangue.
As veias varicosas e os trombos ficam endurecidos devido à fibrina, elemento combatido pelo gengibre.
Todo mundo associa vitamina C à laranja, porém ela está presente também no morango, kiwi e outras frutas. A presença da vitamina C é importante, porque ela tem o poder regenerativo e reparador de tecidos, protege a pessoa das doenças cardíacas, ajuda o corpo a absorver ferro e, ainda, reduz o colesterol total e LDL e os triglicerídeos.
Contudo, os benefícios da laranja não param por aí! Comer a fruta é importante, porque há fibras presentes também no bagaço e elas agem para impedir que a gordura fique depositada nas artérias.
A presença da heséridina, um flavonóide presente na fruta, impacta positivamente na circulação fazendo com que a dieta não tenha sódio em excesso.
Gostou das dicas? Compartilhe este artigo com os amigos no LinkedIn, Facebook, WhatsApp e demais redes sociais!