Confira 4 alimentos que previnem doenças no coração e mantêm as artérias saudáveis

adereços de um médico
Médico de varizes: quem é o profissional indicado para o tratamento do caso?
8 de janeiro de 2019
mulher passando creme
O que é melasma e como funciona o tratamento? Compreenda aqui
21 de janeiro de 2019
bergamotas laranjas

Quais são os alimentos que previnem doenças?

De fato, a ciência tem comprovado o poder da nutrição em relação à prevenção de patologias. E, sem dúvidas, prevenir continua sendo a melhor maneira de evitar problemas de saúde.

Conhecer quais são os alimentos que previnem doenças é fundamental, porque seu consumo contribui para o bom funcionamento do organismo.

Uma alimentação nutritiva é importante, principalmente, para pessoas que tenham na família histórico de doenças. Adequar o cardápio, nesses casos, vai trazer qualidade de vida e reduzir as chances de aparecimento de problemas de saúde.

Com isso em mente, confira, abaixo, 4 alimentos que previnem doenças.

Alimentos que previnem doenças: confira 4 deles

Beterraba

Anti-inflamatória, antioxidante, desintoxicante e fonte de energia. Essas são algumas características da beterraba. Seu consumo auxilia na oxigenação, no fluxo de sangue nos músculos e na contração.

Como é rica em nitratos e L-citrulina, ocorre o aumento de óxido nítrico circulante no corpo, que é o responsável por fazer com que as paredes dos vasos sanguíneos relaxem. Sem falar que estudos apontam que o consumo traz benefícios a circulação das veias e, ainda, previne as varizes.

Um único copo é capaz de reduzir a pressão arterial em poucas horas, conforme um estudo feito na Austrália.

Alecrim

O alecrim tem sido usado há séculos para melhorar a umidade, a microcirculação e para trazer alívio as dores musculares. Isso ocorre, pois ele possui uma substância chamada de ácido carnísico, elemento importante no combate aos radicais livres.

Além disso, o ácido rosmarínico serve ainda para reduzir inflamações e desintoxicar. Sendo assim, esse tempero pode ser usado para aumentar a circulação em torno dos músculos e dos órgãos.

Gengibre

Agora vamos falar um pouco do gengibre. Ele é um potente anti-inflamatório, mas sua função também se aplica na melhora de problemas como artrite reumatoide, demais problemas circulatórios e atua nas dores musculares.

Todas essas características aparecem devido à presença do gingerol, que tem alto poder anti-inflamatório. Sem falar que ele conta com uma enzima que age dissolvendo a fibrina, proteína que atua diretamente na coagulação do sangue.

As veias varicosas e os trombos ficam endurecidos devido à fibrina, elemento combatido pelo gengibre.

Laranja

Todo mundo associa vitamina C à laranja, porém ela está presente também no morango, kiwi e outras frutas. A presença da vitamina C é importante, porque ela tem o poder regenerativo e reparador de tecidos, protege a pessoa das doenças cardíacas, ajuda o corpo a absorver ferro e, ainda, reduz o colesterol total e LDL e os triglicerídeos.

Contudo, os benefícios da laranja não param por aí! Comer a fruta é importante, porque há fibras presentes também no bagaço e elas agem para impedir que a gordura fique depositada nas artérias.

A presença da heséridina, um flavonóide presente na fruta, impacta positivamente na circulação fazendo com que a dieta não tenha sódio em excesso.

Gostou das dicas? Compartilhe este artigo com os amigos no LinkedIn, Facebook, WhatsApp e demais redes sociais!