As motivações do consumo e as soluções para combater o uso abusivo de substâncias psicoativas

Saiba como proteger sua pele dos perigos da radiação do sol
30 de janeiro de 2020

Na atualidade o uso abusivo de substâncias psicoativas (SPA) configura um dos mais importantes problemas de saúde pública mundial. O consumo das SPA envolve diferentes classes sociais, faixas etárias, contextos geográficos e culturais, provocando danos não apenas para o usuário, mas também para suas famílias e para a sociedade. Está ligado à violência urbana, interpessoal e familiar, pois envolve questões econômicas, alteração de comportamento e comprometimento do juízo crítico dos usuários.

Estudos mostram que o uso de SPA nos adolescentes está aumentando consideravelmente. A vulnerabilidade desse público, em geral, está associada à experimentação e uso abusivo das SPA tanto as lícitas (álcool e cigarro), como as ilícitas. Esta vulnerabilidade é influenciada por fatores que constituem o jovem, como a busca por novas experiências, pelos conflitos sociais e existenciais.  O fator familiar envolve a estrutura, suporte e a presença de drogadição (exemplo e predisposição genética). 

O uso das SPA pode ser responsável por crimes, incapacitações e até óbitos precoces, que são motivações para a não utilização por muitas pessoas. Juntamente a estas motivações, contamos com os fatores protetivos para não utilização, como a prática religiosa, prática de atividades físicas, estrutura familiar, apoio dos pais, expectativas e projetos de vida.

Dessa forma sabe-se que o tratamento é algo essencial. Deve envolver uma equipe multidisciplinar dada a amplitude do problema. Equipe esta sendo composta por médico psiquiatra e clínico geral, psicólogo, assistente social; variando do atendimento ambulatorial até a internação hospitalar. 

A dependência química é uma doença que tem tratamento e que pode repercutir com boas expectativas de vida para o paciente. Se você é um usuário de substâncias psicoativas ou conhece alguém, procure ajuda. 


Dra. Daphne Ronacher Dantas Jarczewski
CREMERS 41.986


Compartilhe e deixe seu comentário abaixo!

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar