Dia Nacional de Combate ao Câncer: quais são as causas do câncer?

Plano de Saúde para Empresa: como escolher a melhor cobertura?
20 de novembro de 2018
Inclusão do prestador Laboratório Fontana
3 de dezembro de 2018
homem e mulher de mãos dadas

Datas como o Dia Nacional de Combate ao Câncer, celebrado em 27 de Novembro, chamam a nossa atenção sobre as causas do câncer e as principais formas de prevenção da doença. Por isso, o artigo de hoje traz um resumo sobre as características da patologia e ensina cuidados simples que podem reduzir as chances de desenvolvimento de tumores malignos.

Siga a leitura e confira!

Causas do câncer: quais são?

Temido por muitos, o câncer pode manifestar diversos sintomas e, ao mesmo tempo, pode ser uma doença silenciosa aos seus portadores. Câncer é o nome dado a um grupo de mais de 100 doenças que se ligam pelo crescimento desordenado e maligno de células que podem invadir os tecidos e os órgãos. Em casos mais graves, essas células podem se espalhar para outras regiões do corpo, causando a metástase.

De acordo com a Fundação do Câncer, as causas do câncer podem ser externas ou internas ao organismo e ambas estão inter-relacionadas. As causas externas se ligam diretamente ao meio-ambiente e aos hábitos próprios de um ambiente social e cultural. Por exemplo: o hábito de fumar, de consumir bebidas alcoólicas em excesso ou de consumir alimentos com agrotóxicos.

Já as causas internas estão ligadas, em grande parte dos casos, à genética e à capacidade do organismo de se defender das agressões. Ambas as causas podem interagir, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células.

Prevenção é a melhor forma de combater o câncer

Atualmente, há diversos tratamentos disponíveis para o câncer, no entanto, não existem dúvidas de que o melhor caminho sempre será a prevenção. Hábitos saudáveis como a alimentação balanceada, por exemplo, podem reduzir a incidência da doença. Além disso, os benefícios da caminhada e da corrida são inúmeros para a saúde do organismo e, consequentemente, para a prevenção do câncer.

Outros cuidados simples que ajudam a reduzir as chances do desenvolvimento de câncer são:

1.Não fumar;

2.Manter do peso corporal adequado;

3.Evitar a ingestão de bebidas alcóolicas;

4.Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, usando sempre proteção adequada;

5.Realizar os exames periódicos recomendados pelo seu médico.

Câncer ósseo: o que é e como ele age no organismo

Um dos tipos de câncer mais comentados e que mais gera dúvidas entre a população é o câncer ósseo. É muito raro que um câncer comece diretamente em algum osso e na maior parte dos casos ele é derivado de uma metástase iniciada em outro órgão.

No entanto, vale ficar atento aos sintomas mais frequentes apresentados pelos pacientes com câncer ósseo: dor na parte envolvida (com aumento na intensidade ao longo do tempo), inchaço no local do tumor e possibilidade de fraturas espontâneas.

Para prevenir qualquer tipo de câncer, o ideal é que o paciente realize consultas periódicas com médicos especializados. Através dos exames de check-up, determinadas doenças – especialmente as assintomáticas – podem ser detectadas com antecedência, tornando maiores as chances de um tratamento efetivo e, consequentemente, da cura. Através do check-up médico anual qualquer doença pode ser facilmente detectada ou, inclusive, prevenida.

Gostou da leitura? Aproveite para compartilhar este artigo com seus amigos no WhatsApp, Facebook e demais redes sociais!