Como aliviar uma queimadura do Sol no rosto? Veja 4 dicas

mulher olhando amostra
Exame preventivo: o que é e qual a sua importância no controle de doenças?
28 de janeiro de 2019
Alerta verão: 5 cuidados ao praticar exercícios físicos no calor
15 de fevereiro de 2019

Ah, o verão… Férias, descanso, praia, mar e… Muito Sol! Em doses certas e com a proteção correta, a luz do Sol traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. No entanto, a realidade é que boa parte dos brasileiros sofrem com queimaduras do Sol durante a estação mais quente do ano, pois não sabem como se proteger adequadamente.

O artigo de hoje oferece 4 dicas para você que sofreu recentemente uma queimadura do Sol no rosto, além de demonstrar alguns cuidados essenciais para evitar os danos do Sol em nosso corpo e rosto.

4 dicas para aliviar uma queimadura do Sol no rosto

Quando falamos de queimadura do Sol em nosso rosto e corpo, consideramos como os principais responsáveis os raios ultravioletas UVA e UVB. De acordo com a revista Super Interessante, enquanto o UVB atinge a pele, os vasos sanguíneos se dilatam, formando o eritema, nome técnico para a vermelhidão.

Os raios UVB atingem uma substância presente no corpo humano chamada prostaglandina. Quando liberada, ela deixa às células nervosas receptoras da dor extremamente sensíveis.

Para aliviar os sintomas de uma queimadura de Sol no rosto, algumas dicas podem ser úteis. Confira:

  1. Hidrate sua pele: o uso de hidratantes é essencial para aliviar os sintomas da pele queimada do Sol. Depois lavar o rosto com água gelada (isso ajudará na absorção dos princípios ativos dos produtos), utilize cremes hidratantes especiais para a região, dando preferência para aqueles de hidratação profunda.
  2. Beba muita água: tão importante quanto promover a hidratação de “fora para dentro” (com o uso de cremes hidratantes, por exemplo), é realizar a hidratação de “dentro para fora”, com a ingestão de líquidos. Consuma muita água e outras bebidas como água de coco e sucos de frutas naturais, como de abacaxi, melancia e melão (ricos em antioxidantes).
  3. Faça compressas de água fria: as compressas de água gelada trazem alívio para a pele queimada, além de diminuir o inchaço e a dor.
  4. Fique longe do Sol: por mais óbvia que a dica parecer, muitas pessoas se descuidam após uma queimadura solar e acabam agravando os sintomas. A pele queimada leva de 3 a 6 meses para voltar ao normal e, neste período, é muito mais vulnerável a outras queimaduras. Fique longe do sol por alguns dias e, quando a pele estiver visivelmente recuperada, utilize filtro solar e chapéus.

Afinal, como prevenir queimaduras do sol no rosto e no corpo?

Para evitar queimaduras solares e prevenir danos a pele, é importante manter alguns cuidados básicos. O primeiro deles é o uso de filtro solar diariamente, até mesmo em dias nublados. Utilize o fator ideal para você e dê preferência para o FPS 30, no mínimo.

Além disso, evite o Sol das 10h às 16h. Por fim, vale lembrar que o chapéu é um aliado na prevenção de danos solares no rosto.

Então, gostou do artigo? Deixe o seu comentário!


Compartilhe e deixe seu comentário abaixo!

44 Compart.
Compartilhar44
Twittar
+1
Compartilhar