Como dormir bem? Entenda a importância de uma boa noite de sono

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Como dormir bem é uma questão de interesse entre quase todas as pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida e sofrem com problemas de insônia. Neste artigo, você vai entender a importância do sono para a saúde e descobrirá dicas para ter um sono de melhor qualidade.

Continue a leitura!

Afinal, como dormir bem? Quais técnicas podem ajudar?

Cada vez mais percebemos que boa parte das pessoas possuem problemas relacionados ao sono. Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia revelou que cerca de 45% da população brasileira sofre de insônia. Os dados da pesquisa também revelaram que das 22.518 pessoas estudadas, 32% possuem dificuldade para iniciar o sono e 52% costumam acordar cansadas.

Nesse sentido, técnicas para dormir bem são cada vez mais procuradas por pessoas que sofrem dos distúrbios demonstrados acima. Nos tópicos abaixo, você descobrirá 10 dicas que lhe ajudarão a ter uma boa noite de sono. O ideal é seguir as orientações e tentar mudar alguns hábitos por um período de 1 a 2 meses. Se não perceber resultados, procure um médico especialista.

Mas, antes de entender de forma prática como ter um sono de qualidade, leia o tópico abaixo e descubra a importância do sono para uma vida saudável.

A importância do sono da manutenção da saúde

Se você busca uma melhor qualidade de vida, é essencial ter uma boa qualidade de sono. A melatonina, hormônio que induz o sono, oferece diversos benefícios. Entre eles, se destacam o auxílio ao emagrecimento, prevenção de danos do AVC e Alzheimer, controle de diabetes e hipertensão, redução de enxaquecas e, até mesmo, a diminuição das chances de desenvolvimento de câncer.

Diversos especialistas alertam que a falta de sono pode acarretar em problemas como irritabilidade, perda de memória, imunidade baixa e falta de atenção. Assim, atividades diárias de estudo, trabalho ou convívio social são altamente prejudicadas. Além dos problemas destacados, a falta de sono a longo prazo pode acarretar danos severos ao organismo. Alguns dos principais riscos são a hipertensão, diabetes, sobrepeso e depressão.

10 dicas rápidas para ter um sono de qualidade

A Associação Brasileira de Medicina do Sono divulgou 10 dicas rápidas para uma melhor qualidade de sono. Confira!

  1. Mantenha um horário regular para dormir e despertar.
  2. Vá para a cama somente na hora dormir.
  3. Procure um ambiente saudável para dormir.
  4. Não faça uso de álcool próximo ao horário de dormir.
  5. Não faça uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
  6. Não exagere em café, chá e refrigerante.
  7. Realize atividade física em horários adequados e nunca próximos à hora de dormir.
  8. Jante moderadamente, em horário regular e adequado.
  9. Não leve problemas para a cama.
  10. Faça atividades repousantes e relaxantes após o jantar.

Então, gostou de saber mais sobre a importância de uma boa noite de sono? Deixe o seu comentário!

 


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