Como se alimentar melhor? 4 estratégias para transformar seus hábitos

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Como se alimentar melhor e adquirir hábitos para uma vida mais saudável? Levando em consideração o fato de que os seres humanos nunca se alimentaram tão mal quanto nos dias de hoje, se faz extremamente importante a conscientização da importância de uma alimentação balanceada.

Quer saber como se alimentar melhor e ter uma vida mais saudável através de 4 estratégias simples?

Siga a leitura!

Como se alimentar melhor? Os perigos dos maus hábitos alimentares à nossa saúde

Considerado, por muitos, o “pai dos nutricionistas portugueses”, o médico Emílio Peres dizia que “somos aquilo que comemos”. A frase salienta a importância de uma alimentação saudável e nutritiva ao nosso e também nos faz refletir sobre o estilo de vida que os seres humanos carregam em pleno século XXI.

Ora, se somos aquilo que comemos, não é de se surpreender o aumento da incidência de câncer e diversas outras doenças ligadas à obesidade que acometem a população. De acordo com um estudo coordenado pelo Instituto de Avaliação e Medição de Saúde (IHME, em inglês) da Universidade de Washington, uma de cada cinco mortes no mundo está associada à má alimentação, e o câncer mata mais agora do que há 10 anos.

De acordo com os resultados do estudo, entre todas as formas de desnutrição, os maus hábitos alimentares representam  o maior fator de risco de mortalidade. A má alimentação, particularmente a que carece em alimentos saudáveis como cereais, frutas, verduras, frutos secos e peixes, ou a que contém sal em excesso, está relacionada com cerca de 10 milhões de óbitos, o que representa cerca de 18,8% do total da população mundial.

4 dicas que ensinam como se alimentar melhor

Tendo em vista essas informações, é importante repensarmos aquilo que comemos, de modo que possamos mudar o que somos. Por isso, separamos 4 dicas para uma alimentação mais balanceada e uma vida mais saudável.

  1. Exclua alimentos industrializados de sua rotina

Uma das principais dicas para você se alimentar melhor é a seguinte: antes de ingerir qualquer tipo de alimento, pergunte-se: a minha vó saberia dizer o que é isso? Precisamos comer melhor e, principalmente, alimentos mais saudáveis. Evite comprar comidas congeladas em supermercados e busque cozinhar as suas próprias refeições. Se não souber como fazer isso, comece do básico: prepare um arroz, um feijão e uma salada diferente. Busque tornar a atividade prazerosa e descubra novos sabores diariamente!

2.      Beba muita água

Quando pensamos em novos e melhores hábitos alimentares, não podemos deixar a água de fora. Com o passar dos anos, muitas pessoas trocaram o líquido por bebidas gaseificadas e cheias de açúcar, comprometendo (muito) o funcionamento do organismo e a saúde em geral. Nada no mundo pode substituir a água. O indicado é que todos bebam no mínimo 2 litros de água pura por dia.

3.     Açúcar deve ser consumido com moderação

O açúcar não é algo saudável. Na verdade, diversas pesquisas associam a sua ação em nosso organismo de forma similar a ingestão de drogas. As recomendações da Organização Mundial da Saúde indicam que a ingestão de açúcares simples adicionados à nossa alimentação deve ser inferior a 10% da energia diária consumida. De preferência, devemos aproximar-nos dos 5%, o equivalente a seis colheres de chá.

4.    Lanches mais saudáveis

Quando a fome apertar no meio da tarde ou da manhã, dê preferência para lanchinhos saudáveis, como por exemplo um sanduíche natural com pão integral, frutas, iogurtes e oleaginosas. Evite comer salgadinhos, balas e doces industrializados.

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