No Dia Nacional da Saúde Bucal, relembre a importância da consulta com dentista

Multiclínica Informa - Imagem Destaque
Inclusão do prestador Henrique Tschoepke Ludwig
18 de outubro de 2018
médico e paciente
Dia Mundial da Psoríase e a importância da consulta com dermatologista no tratamento
29 de outubro de 2018

A consulta com o dentista é fundamental, já que a boa higienização bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais, dentários e outros quadros na saúde em geral. É por isso que o Dia Nacional da Saúde Bucal, celebrado do dia 25 de outubro, possui tamanho relevância na conscientização da importância do profissional.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Consulta com dentista previne problemas diversos de saúde

É de conhecimento comum que o cuidado com a saúde é fundamental para o bem-estar de qualquer ser humano. E quando tratamos de saúde bucal, é o dentista o profissional responsável.

No entanto, o que muitos não sabem é que, além de verificações de rotina, com o objetivo de garantir que os dentes e a gengiva do paciente permaneçam em bom estado, o dentista também é responsável por prevenir outros problemas de saúde.

Recentemente, escrevemos um artigo em nosso blog sobre como cuidar no coração através de 4 hábitos. No entanto, o que não foi citado e o que muitas pessoas não sabem é que a higiene bucal é também indispensável para garantir o pleno funcionamento do órgão.

Doenças periodontais e cáries são a porta de entrada para que bactérias entrem na corrente sanguínea através de qualquer lesão na gengiva ou nos tecidos de sustentação dos dentes. Quando essas bactérias entram em contato com a corrente de sangue, o paciente pode contrair doenças pulmonares, cardíacas e até mesmo complicações de diabetes.

Mas será que os brasileiros estão realmente preocupados com a sua saúde bucal e estão conscientes da importância da consulta com o dentista?

Um artigo publicado pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia), demonstra que é no Brasil que estão 19% dos dentistas do mundo. Em 2010, eram mais de 219 mil profissionais cadastrados no Conselho. O artigo ainda afirma que, de todos os países incluídos no Atlas, é o Brasil aquele que possui o maior número de profissionais.

No entanto, apesar do elevado número de dentistas existentes em solo brasileiro, a visita ao profissional e a preocupação com a saúde bucal não é algo frequente em nosso país. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, divulgada pelo IBGE, mostra que 55,6% dos brasileiros não se consultam anualmente com o dentista, sendo que a recomendação é de que as consultas ocorram, no mínimo, de seis em seis meses.

Multiclínica oferece aos seus usuários consulta com dentistas qualificados

Como vimos, para se evitar problemas bucais e de saúde em geral é necessário manter a boca sempre limpa e higienizada. Para isso, a consulta periódica com o dentista é fundamental, já que ele é o profissional que pode prevenir e tratar muitos problemas bucais, impedindo a ocorrências de danos mais sérios à saúde.

É pensando na importância da consulta com o dentista que a Multiclínica oferece cobertura odontológica aos seus usuários em todos os seus planos de saúde disponibilizados, sejam eles empresariais ou individuais/familiares.

Para saber mais sobre a Multiclínica e os seus diversos planos de saúde, acesso o nosso site!

Então, gostou do artigo? Deixe o seu comentário!


Compartilhe e deixe seu comentário abaixo!

8 Compart.
Compartilhar8
Twittar
Compartilhar