Dia Mundial da Psoríase e a importância da consulta com dermatologista no tratamento

No Dia Nacional da Saúde Bucal, relembre a importância da consulta com dentista
25 de outubro de 2018
mulher tentando ouvir
Dia Nacional da Surdez: fique atento aos tipos e sinais de surdez
10 de novembro de 2018
médico e paciente

A consulta com dermatologista é essencial no tratamento de diferentes problemas de pele – inclusive da psoríase, uma doença que atinge boa parte da população. Por isso, neste dia 29 de outubro, o Dia Mundial da Psoríase, reunimos as principais informações sobre a patologia e a importância dos profissionais da área dermatológica no  controle da condição. 

Continue a leitura!

Consulta com dermatologista é fundamental no controle da psoríase

A data 29 de outubro teve seu sentido ressignificado através da criação do Dia Mundial da Psoríase, com o objetivo de conscientizar e alertar as pessoas sobre o que é a psoríase, uma doença crônica que não possui cura, mas sim controle e tratamento.

De acordo com o Portal Agência Brasil, nosso país é o 2º no ranking do impacto da psoríase na qualidade de vida. Mais da metade (58%) dos brasileiros afirmaram que a doença interfere negativamente em suas atividades profissionais.

Segundo Ricardo Romiti, coordenador do Ambulatório de Psoríase do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a psoríase é a inflamação da pele que acomete os braços, o tronco e o couro cabeludo. Normalmente, aparece em adultos jovens, de 20 a 40 anos. Pode também começar na infância, ou com mais idade também, mas isso não é o mais comum.

As principais causas para o aparecimento e evolução da doença se relacionam à genética, fatores psicológicos, estresse, exposição ao frio, uso de certos medicamentos e ingestão alcoólica.

A psoríase é uma doença que não possui cura, mas sim tratamento, que na maior parte dos casos consegue controlar sua reincidência. E é através da consulta com dermatologista que se torna possível o diagnóstico da psoríase e da condução do tratamento do quadro.

Cerca de 80% dos quadros de psoríase existentes são leves e moderados. Estes podem ser controlados através da medicação tópica, hidratação da pele e exposição ao sol (que pode também ser preconizado através de banhos ultravioleta A e B em clínicas especializadas, sob orientação médica). Já os medicamentos via oral são indicados apenas nos casos mais graves da doença.  

A importância de contar com um plano de saúde que contempla a consulta com dermatologista

As doenças de pele mostram-se cada vez mais comuns. Enquanto algumas representam apenas um defeito estético e podem ser corrigidas por técnicas de dermocosmética, outras como a psoríase são crônicas e podem ter seus sintomas aliviados, melhorando a qualidade de vida.

Já certas doenças cutâneas podem ser fatais caso não seja realizado um diagnóstico pelo médico dermatologista, como o câncer de pele, por exemplo.

É por isso que é indispensável contar com um plano de saúde completo, que ofereça aos seus usuários as principais especialidades médicas, como a dermatologia.

A Multiclínica soma 43 anos de experiência em atendimento, com foco primordial na saúde do cliente. Através de serviços médicos ágeis e resolutivos, englobados em diversas áreas de especialidades, seu propósito é oferecer uma cobertura eficiente e completa aos usuários.

Se você possui dúvidas de como escolher um plano de saúde, acesse nosso artigo sobre o tema clicando no link.

Então, gostou do artigo? Deixe o seu comentário!

 


Compartilhe e deixe seu comentário abaixo!

4 Compart.
Compartilhar4
Twittar
Compartilhar