Exame preventivo: o que é e qual a sua importância no controle de doenças?

aplicativo smartphone multiclinica
Novo aplicativo da Multiclínica disponibiliza agendamento de consultas
22 de janeiro de 2019
Exclusão da prestadora LUÍZA GUAZZELLI e inclusão da prestadora BETINA ODERICH DA COSTA
1 de fevereiro de 2019
mulher olhando amostra

Essencial: assim pode ser definido o exame preventivo. Toda mulher deve se submeter a ele – principalmente aquelas em idade reprodutiva, para que possam verificar se sua saúde vaginal está em dia.

O nome científico do exame preventivo é o Papanicolau. Ele é feito a partir da coleta da secreção do colo do útero. Após a retirada, ele é posto em uma lâmina e o laboratório realiza a avaliação.

Para saber mais sobre o exame preventivo, siga a leitura e confira as informações reunidas pela Equipe Multiclínica!

Por que é preciso fazer o exame preventivo?

As mulheres devem fazer o exame preventivo, pois é por meio dele que eventuais alterações nas células do colo do útero podem ser detectadas. Essas modificações costumam ter como origem o vírus do papiloma humano (HPV).

Em caso de células anormais, o ginecologista solicitará outros exames que sejam mais específicos, como a colposcopia. Se for preciso, o tratamento tem início a fim de evitar que a doença que está em estágio pré-maligno transforme-se em maligna.

Sendo assim, é por isso que o Papanicolau recebe o nome de exame preventivo do câncer de colo de útero.

Exame preventivo: quando fazer?

Todas as mulheres em fase reprodutiva precisam passar pelo exame preventivo, porém o que vai determinar a frequência é a idade e os resultados dos exames feitos anteriormente. O exame costuma ser feito anualmente, porém em caso de alterações, ele pode ser antecipado.

O exame é bem rápido e não dura mais que 10 minutos. No consultório médico, a coleta da secreção do colo do útero é retirada, por meio de uma espátula e escovinha. Depois de colocado na lâmina, é encaminhado para ser avaliado em um microscópio.

Mulheres virgens não precisam fazer o exame, porém aquelas que já têm relações sexuais devem passar pelo exame preventivo a partir dos 25 anos.

Cuidados necessários para a realização do exame preventivo

O indicado é não ter relações sexuais dois dias antes de realizar o exame, mesmo fazendo uso de camisinha. Duchas e/ou medicamentos vaginais também não devem ser usados. A mulher não pode passar pelo exame enquanto estiver menstruada.

De forma regular, a mulher precisa passar pelo exame para saber mais sobre a sua saúde íntima. No entanto, cada caso é um caso e é comum que a maioria das mulheres receba a recomendação para fazer o teste uma vez por ano.

Independentemente de qualquer situação, é fundamental que as mulheres visitem o médico de confiança com frequência, porque além do câncer de colo de útero, as mulheres podem sofrer com o câncer de mama.

E a melhor forma de se ver livre dessa doença é começando o tratamento o quanto antes. Por isso, faça visitas regulares ao ginecologista e passe por todos os exames solicitados.

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais e, se tiver alguma outra dúvida, entre em contato com a Equipe Multiclínica!


Compartilhe e deixe seu comentário abaixo!

4 Compart.
Compartilhar4
Twittar
Compartilhar