Exames laboratoriais de rotina: entenda a importância

Multiclínica Informa - Imagem Destaque
Inclusão do prestador Previne Soluções
4 de dezembro de 2018
mulher se alongando na academia
Benefícios dos exercícios físicos: quais são e como começar a praticar?
11 de dezembro de 2018
médico demonstrando ao paciente tela

Você tem feito seus exames laboratoriais de rotina? Se você deixa de fazer um check-up anual por achar que se trata de uma medida desnecessária, saiba que está equivocado. 

Os exames laboratoriais de rotina são alguns exames que o médico solicita após feita uma consulta com o objetivo de obter um diagnóstico, ou mesmo para avaliar como está a saúde do paciente.

Para que servem os exames laboratoriais de rotina?

Prevenção. Esse é um dos fatores que fazem com que os exames laboratoriais de rotina sejam tão importantes. No entanto, não é só para prevenção, pois por meio da realização dessas avaliações, o médico vai descobrir algum problema e já vai entrar com o tratamento a fim de buscar a cura o mais rápido possível.

Os exames laboratoriais de rotina também servem para a obtenção de dados epidemiológicos que também vão apontar a existência ou não de uma doença para que o tratamento já tenha início.

Os profissionais que participam da análise clínica dos exames são farmacêuticos, biomédicos, médicos e bioquímicos. Todos eles passam por constante supervisão para trabalhar da melhor maneira possível e segura.

Feita a coleta dos exames laboratoriais de rotina, a análise do material obtido já começa e chega ao fim após a emissão do laudo diagnóstico. Esse laudo é que será apresentado pelo médico para que ele entenda o que está descrito ali e informe o paciente sobre a sua condição.

Assim, os exames laboratoriais de rotina são imprescindíveis na emissão de diagnósticos, pois é por meio deles que as doenças são encontradas ou, ainda, prevenidas e tratadas. 

Resultados dos exames laboratoriais de rotina devem ser levados o quanto antes ao médico

Após obter os resultados dos exames laboratoriais, o paciente deve levar o quanto antes ao médico de sua confiança, pois a validade dessa avaliação é curta tendo em vista que ela exemplifica como o corpo humano está se comportando no dia em que o exame foi feito.

Sendo assim, ele deixa de ser válido quando a pessoa faz em um dia e só vai levar ao médico 30 dias depois.

Quais são os exames laboratoriais de rotina mais comuns?

Mulheres e homens que tem entre 20 e 65 anos, em média, precisam fazer com certa regularidade os exames de sangue, de ureia e creatinina, de urina tipo 1, de ácido úrico, de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia de jejum e glicemia pôs-prandial.

As mulheres que já têm mais de 40 anos devem fazer de forma regular os exames de papanicolau, ultrassonografia transvaginal, mamografia e densitometria óssea. Já os homens que completaram 40 anos ou mais devem fazer o exame da próstata e a partir dos 50, devem fazer a colonoscopia.

No entanto, o autoexame testicular é também indicado para todos os homens a partir dos 15 anos de idade. Isso porque, a melhor forma de manter a saúde de homens e mulheres protegida é realizando os exames laboratoriais de rotina.

Gostou deste artigo? Aproveite para compartilhar com a família no WhatsApp de demais redes sociais!


Compartilhe e deixe seu comentário abaixo!

0 Compart.
Compartilhar
Twittar
Compartilhar