Dia Nacional da Surdez: fique atento aos tipos e sinais de surdez

médico e paciente
Dia Mundial da Psoríase e a importância da consulta com dermatologista no tratamento
29 de outubro de 2018
Multiclínica Informa - Imagem Destaque
Atendimentos do Hospital Dr. Lauro Réus
13 de novembro de 2018
mulher tentando ouvir

Você sabe quais são os principais sinais de surdez? Celebrado anualmente na data 10 de Novembro, o Dia Nacional da Surdez demonstra à população a importância do combate e a prevenção do quadro. Por isso, a Multiclínica traz um artigo que explica os principais sinais da surdez, suas causas e cuidados necessários para a sua prevenção.

Continue  a leitura e confira as principais informações. 

Fique atento: sinais de surdez podem passar despercebidos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 15 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de deficiência auditiva. Além disso, é estimado de 20% da população sofra com problemas de zumbido, o que representa a parcela de 30 milhões da população brasileira.

É normal que, durante a vida, tenhamos alguns momentos de dificuldade para compreender o que outras pessoas estão falando. No entanto, é preciso estar atento aos sinais mais agudos da surdez:

  • Você frequentemente escuta as pessoas falarem como se estivessem resmungando;
  • O áudio da televisão e do rádio são escutados com dificuldade por você e, por isso, as pessoas reclamam do volume alto dos eletrônicos;
  • Você faz uso de leitura labial durante a conversa;
  • Você precisa se concentrar muito para compreender o que estão falando;
  • Os barulhos dos pássaros, da chuva e o tic-tac do relógio não são mais ouvidos.
  • Seus familiares e amigos comentam que você está apresentando os principais sinais de surdez.

Os sintomas listados acima são os mais comuns e, ao mesmo tempo, os mais ignorados pelas pessoas. Infelizmente, ainda existe muito preconceito na sociedade por causa do problema, afinal, a surdez é frequentemente associada à velhice.

No entanto, quanto mais precoce for a detecção do problema, mais rápido ele será controlado e, assim, menor será o impacto em suas tarefas diárias e em sua vida social.

Entenda quais são as causas e os principais tipos de surdez

Mais cedo ou mais tarde, todos nós perderemos um percentual de nossa audição. De acordo com o portal Hear It, nossa capacidade auditiva piora a partir dos 40 anos e avança quando atingimos os 80 anos. Sendo assim, uma das causas da perda auditiva é o envelhecimento.

A surdez também pode ser ocasionada pelo uso de fone de ouvido, exposição a níveis excessivos de decibéis, resultado de enfermidades, infecções, uso de medicamentos, hereditariedade, danos físicos ou lesões cerebrais.

A diferença entre os tipos de surdez se refere à origem anatômica do problema auditivo. Dessa forma, podemos dividir os tipos em: surdez condutiva (problemas que ocorrem na orelha externa ou média), surdez sensorioneural (problemas causados na orelha interna) e surdez mista (a soma das duas anteriores).

Na Multiclínica, oferecemos planos completos para nossos usuários, com acesso a especialistas diversos, inclusive otorrinolaringologistas, o médico que trata das doenças dos ouvidos, nariz e garganta. Clique para conhecer nossos Planos de Saúde Empresariais, Plano de Saúde Individual e Familiar e Plano de Saúde Coletivo por Adesão.

Gostou do artigo? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais!

 


Compartilhe e deixe seu comentário abaixo!

9 Compart.
Compartilhar9
Twittar
Compartilhar