Vem aí o Dia do Farmacêutico! Relembre a importância dos profissionais do ramo

Multiclínica Informa - Imagem Destaque
Redimensionamento – Hospital de Campo Bom Dr. Lauro Reus
29 de dezembro de 2017
Plano Familiar e Individual
Multiclínica agora oferece Plano de Saúde Pessoa Física para você e sua família!
10 de janeiro de 2018
farmaceutico

Em 20 de janeiro será celebrado o Dia do Farmacêutico, profissional responsável por estudar a composição e orientar o processo de fabricação de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados.

No Brasil, a profissão não para de evoluir: de acordo com a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), o mercado farmacêutico brasileiro é o oitavo maior do mundo, podendo alcançar a quinta posição até 2021.

Descubra, a seguir, o importante papel do farmacêutico para a saúde da população.

Quais são as atribuições do farmacêutico?

Ao imaginar um farmacêutico, é provável que venha a sua mente um profissional que está presente em farmácias, supervisionando a compra e venda de medicamentos. Porém, não se engane: ao total, o farmacêutico é qualificado a exercer setenta e três atividades diferentes, as quais são regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia.

O farmacêutico é responsável por pesquisar, preparar e distribuir medicamentos e cosméticos. É ele quem realiza diferentes testes em substâncias e princípios ativos que estão presentes na composição de diversos produtos, observando cuidadosamente a reação deles ao organismo.

O profissional também é responsável por entregar os produtos ao consumidor dentro de normas e padrões sanitários estabelecidos. Além disso, o farmacêutico se destaca por exercer funções como a manipulação de fórmulas de medicamentos, aplicação de acupuntura e realização de exames solicitados por médicos.

As áreas de atuação do farmacêutico podem ser em farmácias hospitalares e veterinárias, análises clínicas, laboratórios de toxicologia, indústrias farmacêuticas, de cosméticos ou alimentícias, instituições de saúde pública, entre outras.

O Conselho Regional de Farmácia do Pará explica que, atualmente, a principal atuação do farmacêutico em território nacional consiste na Assistência Farmacêutica, atividade prestada em farmácias e drogarias. No local, o profissional é responsável por orientar a população sobre o uso racional de medicamentos, bem como a prestação de serviços de medição de pressão arterial, administração de medicamentos, entre outros.

A atuação do farmacêutico também merece destaque no ramo da Farmácia Hospitalar, no qual o profissional é responsável por gerir os medicamentos do hospital, assim como atuar na prevenção de infecções hospitalares, por exemplo.

Farmacêutico auxilia na manutenção da saúde

Desde a antiguidade, o farmacêutico é o profissional responsável por auxiliar na manutenção da saúde da população. É ele quem gerencia o setor de farmácias em diferentes unidades de saúde, confere receitas prescritas por médicos, orienta o uso correto sobre determinada medicação, entre outras funções.

O farmacêutico é um profissional que garante a qualidade e a eficácia de produtos, além de promover um atendimento diferenciado ao público. Por isso, a Multiclínica parabeniza a todos os profissionais que atuam nesse ramo!

Gostou de saber mais sobre a importância do farmacêutico? Não esqueça de comentar!


Compartilhe e deixe seu comentário abaixo!

302 Compart.
Compartilhar302
Twittar
+1
Compartilhar