Vírus HIV: o que você precisa saber para se proteger

Como conquistar uma vida saudável através da alimentação
23 de abril de 2019

O vírus HIV é um assunto ainda que causa muita polêmica e, por isso, é comum haver confusões a respeito de suas características e forma de transmissão.

No artigo de hoje, você entenderá o que é o vírus HIV, quais as formas de transmissão da doença e o que deve ser feito para prevenir a sua contração.

Siga a leitura para saber mais!

Entenda o que é o vírus HIV

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Ele é o causador da AIDS, e ataca o sistema imunológico, o qual defende o nosso organismo de doenças.

Segundo com o Governo Federal, as células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Vírus HIV não é AIDS: entenda

A AIDS e o HIV são amplamente usados como sinônimos. Mas você sabia que ter HIV não significa ter AIDS?

Existem muitos soropositivos que vivem durante anos e não apresentam os sintomas ou não desenvolvem a doença. No entanto, ainda assim podem transmitir a doença para outras pessoas se não tomam as devidas medidas de proteção.

Dessa forma, é essencial que pessoas sexualmente ativas consultem seus médicos regularmente, realizem testes e sempre se protejam durante a prática de relações sexuais.

Como se proteger do vírus HIV?

O vírus HIV é transmitido através de secreções como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Para que ocorra a transmissão, a secreção contaminada de um indivíduo precisa penetrar no organismo de outro.

Sendo assim, o vírus HIV pode ser transmitido através do compartilhamento de seringas, acidentes com agulhas, objetos cortantes infectados, transfusão de sangue contaminado, transmissão da mãe infectada para o feto durante a gestação, trabalho de parto ou amamentação.

Uma das principais formas de transmissão do vírus HIV se dá através das relações sexuais. É por isso que uma das principais formas de prevenção da doença se dá através da utilização de preservativos (camisinha).

Qual o tratamento para o vírus HIV?

Por mais que dezenas de pesquisas tenham sido desenvolvidas nos últimos anos, infelizmente, ainda não há nenhum tipo de cura disponível para o vírus HIV.

Os pacientes portadores da doença devem tomar os remédios prescritos pelo médico nos horários corretos, manter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e realizar consultas periódicas.

Por mais que não exista uma cura para a AIDS, a adesão ao tratamento com os regimes antirretrovirais (ARVs) pode retardar o progresso da doença, prevenindo infecções secundárias e complicações.

Não existe cura para a AIDS, mas uma adesão estrita aos regimes antirretrovirais (ARVs) pode retardar significativamente o progresso da doença, bem como prevenir infecções secundárias e complicações.

Então, esclareceu as suas dúvidas sobre o assunto? Não esqueça de comentar!